Tribunal de Contas capacita servidores de Rosário na área de Controle Interno

Fonte: DICOM/TCE - SECOM/PMRC
28/11/2018 às 11h27

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) recebeu na sexta-feira, 23, servidores da Prefeitura Municipal de Rosário de Catete para capacitá-los em uma conferência sobre Controle Interno. O evento foi realizado no auditório da Escola de Contas (Ecojan).

Três palestras sobre o tema foram apresentadas por colaboradores do Tribunal. A primeira pelo procurador geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello; seguido pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SE) e servidor do TCE, Vanderson Melo; e, finalizando as atividades pela manhã, Sumaia Campos, servidora do Controle Interno do Tribunal.

A conferência foi uma iniciativa da Prefeitura de Rosário de Catete, que buscou o Tribunal para propor uma parceria de capacitação para os seus servidores cujo trabalho tenha algum impacto na área do controle interno. De acordo com o prefeito Etelvino Barreto, dar importância ao controle interno é uma maneira de fortalecer a gestão.

“É um evento de grande importância para a prefeitura, em especial para a nossa Secretaria de Controle Interno. Temos a preocupação em Rosário de manter nossos servidores atualizados e bem informados sobre suas funções e acreditamos que uma administração só se fortalece dando o devido valor ao controle. Agradeço ao Tribunal de Contas por atender ao nosso pedido”, afirmou.

Bandeira elogiou a iniciativa da prefeitura de fortalecer o seu controle interno. “É exemplar que a prefeitura tenha procurado promover a capacitação dos seus servidores, por meio desta conferência. Iniciativas como esta são importantes para construção de uma administração pública cada vez melhor”, ressaltou o procurador geral.

Tarde

No período da tarde os trabalhos foram retomados pela secretária de Planejamento e Orçamento de Rosário do Catete, Cristiane Ferreira que apresentou o ‘A Importância do Planejamento Estratégico e do Relatório de Gestão para atuação eficaz do Controle Interno’.

O contabilista José Valmir dos Passos abordou ‘O Controle Interno na administração Pública Municipal a Luz do Direito Administrativo’.

O conferencista Antônio Neto encerrou as apresentações destacando a ‘Motivação, Competência e Comprometimento para o Serviço Público’.