Unidade Móvel realiza exames de mamografia em Rosário

14/11/2018 às 13h30

Dando sequência aos cuidados preventivos ao câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde(SMS) de Rosário do Catete realizou em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde(SES), exames de mamografia digital. A Unidade Móvel de Mamografia Digital – Amigo do Peito atendeu, nesta quarta-feira, 14, a 80 mulheres rosarenses na Praça Polycarpo Diniz de Resende (Praça dos Quiosques), na entrada da cidade. No próximo sábado, 17, pela manhã, serão mais 40 mamografias.

A vinda da Unidade Móvel Amigo do Peito a Rosário permitiu que Gilvaneide Santos Lima, de 45, moradora do Conjunto Morada do Sol, fizesse o exame de mamografia digital pela primeira vez. “Eu sempre faço o autoexame com a enfermeira do posto de saúde, mas com o aparelho é a primeira vez”.

Já Maria José Nascimento de Andrade, 67 anos, moradora da Rua Rui Barbosa, gostou da ideia em realizar o exame na própria cidade. “Já facilita a vida da gente, pois muitas mulheres não tem o dinheiro para ir até Aracaju”.

Após 30 dias, a SES envia os resultados dos exames para a Secretaria da Saúde de Rosário, que os encaminhará para as Unidades Básicas de Saúde(UBS), onde cada paciente está cadastrada. Os casos positivos são enviados para tratamento.