Rosário inicia o Novembro Azul com palestras para beneficiários do Bolsa PIS

02/11/2018 às 22h19

Palestras sobre cuidados preventivos do câncer de Próstata iniciaram o Novembro Azul em Rosário do Catete, na manhã desta quinta-feira, 1º de novembro. As apresentações aconteceram no Centro Recreativo Rosarense para as famílias inscritas e que participaram da Décima Atividade Socioeducativa do Programa de Inclusão Social(Bolsa PIS).

As profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família(Nasf), a fisioterapeuta Andrezza Bitencourt, a assistente social Edileuza Cordeiro e a odontóloga Flávia Prado, estimularam as mulheres a incentivar os parceiros delas a procurar as unidades de saúde, não apenas para o exame preventivo do câncer de Próstata, mas também de outras doenças como a Diabetes, a Hipertensão e as do coração.

O prefeito Vino Barreto, a exemplo do que fez no evento anterior, cobrou das 431 famílias inscritas no Bolsa PIS, mais participação nas atividades do programa. “Já autorizei ao secretário Elisson Silva, da Assistência Social, cortar o benefício de quem não comparece aos eventos. Quem age assim, não está valorizando o que recebe e não reconhece o esforço que faço para manter o Bolsa PIS em dia. Às vezes, atraso o pagamento do servidor para pagar a vocês”, desabafou.

O prefeito também anunciou para todos a parceria da Prefeitura de Rosário com o SENAI que, a partir de fevereiro de 2019, vai oferecer aos rosarenses cursos de: Informática Básica, Soldador Arco Elétrico, Cortador e Costurador de Peças Íntimas, Auxiliar de Padeiro, Auxiliar de Confeiteiro, Mecânico de Motocicletas, Eletricista e Instalador Industrial.

A Primeira-dama, Dona Nena Barreto reforçou para todos, a importância da participação nas atividades do Bolsa PIS, e enalteceu o esforço do prefeito Vino em conseguir recursos em Brasília para melhorar ruas, praças e reformar as unidades básicas de saúde do município.

Nesta atividade, a beneficiária Lenildes fez uso da palavra para agradecer ao prefeito Vino pelo Bolsa PIS. “Quantas mães de famílias que estão aqui hoje pegando esse dinheirinho para pagar o gás, ajudar pagar o aluguel ou comprar alguma coisa para seus filhos? Pelo menos eu quando venho pegar esse PIS, já tenho planejado o que vou fazer com ele. Por isso só tenho agradecer a Deus”.