Prevenção ao Câncer de Mama é tema do Bolsa PIS

29/10/2019 às 13h08

Prevenção ao Câncer de Mama é tema do Bolsa PIS

A Vigésima segunda edição do Programa de Inclusão Social(Bolsa PIS), foi diferente para Marise de Andrade, 38 anos, moradora da Rua B, 127, no Conjunto Morada do Sol. Graças, a Politica de Inclusão que a Prefeitura de Rosário do Catete está promovendo, hoje, 29, o filho dela, o deficiente auditivo, William de Andrade Santos, 21, a acompanhou até o Centro Recreativo Rosarense para assistir a atividade socioeducativa do Bolsa PIS.

O intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais(Libras) para surdos e mudos, que a prefeitura passou a disponibilizar nas atividades públicas, permitiu que William, ao lado da mãe, acompanhasse todo o evento, principalmente a palestra sobre o Outubro Rosa que abordou os cuidados preventivos ao Câncer de Mama.

“É importantíssima à presença de um tradutor de sinais nesses eventos, pois nem todos entendem o que está sendo comunicado ali, porque às vezes tem pessoas como meu filho deficiente auditivo e não sabem o que está sendo pronunciado, e com o professor elas vão entender”, declarou Marise.

Para as beneficiárias do Bolsa PIS, a assistente Social, Edileuza Cordeiro e a nutricionista, Luana Monteiro, demonstraram como se faz e a importância do autoexame, da mamografia e do histórico familiar na prevenção. A alimentação saudável também foi apresentada como uma das atividades preventivas ao Câncer de Mama.

A secretária da Assistência e Desenvolvimento Social(Semades) de Rosário do Catete, Aninha Andrade solicitou que todos os beneficiários valorizem as atividades socioeducativas, e anunciou que a próxima edição do Bolsa PIS será por região. “O intuito da gestão é dar uma melhor qualidade de vida a vocês, ‘É cuidar das Pessoas’. Para isso acontecer, é preciso que vocês nos ajudem fazendo silêncio e assistindo atentamente as atividades”.

Já o prefeito Vino Barreto mais uma vez apelou para a colaboração dos rosarenses na limpeza da cidade, respeitando os horários do carro coletor, evitando colocar o lixo na porta após a passagem dele. “Reafirmo aqui, meu compromisso em manter os programas sociais em dia, a exemplo do Bolsa PIS, Boa Mesa e o Seguro Remédio, até o final do meu mandato. Posso atrasar o pagamento do servidor, mas o de vocês, não”.

Durante a atividade do Bolsa PIS, a Secretaria da Saúde vacinou as pessoas contra o Sarampo.

Regiões do Bolsa PIS

Região 1: Incra-Avenida Humberto Gomes e Conjunto Etelvino; Região 2: Mutirão, Fazenda Comunitária, Sítios e Fazendas; Região 3: Centro e Região 4: Loteamento Bela Vista, Tamandaré, Morada do Sol e Loteamento São Jorge.