Vendedores e artesãos comemoram resultado da Festa do Catete

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
28/06/2019 às 07h08

Além do resgate cultural, a Festa do Catete, realizada pela Prefeitura de Rosário, nos dias 8 e 9 de junho, gerou renda para o comércio local, principalmente para os vendedores autorizados pela coordenação do evento. Ao todo, foram cadastrados 90 comerciantes, 45 na parte interna e 45 na área externa, sem cobrança de taxa. Seguindo a orientação do prefeito Vino Barreto, a prioridade na cessão dos espaços foram os rosarenses.

Entre os moradores contemplados com uma barraca na parte interna da Festa do Catete, está à moradora do Tamandaré, Lucimara da Silva Santos, 38 anos, mãe de um filho. Vendedora de bata frita em outros eventos, ela teceu elogios à organização e comemorou as vendas realizadas na Festa do Catete.

“Eu gostei muito da festa. Este ano foi organizado, nós moradores tivemos prioridade em ocupar os espaços internos e fomos bem tratados pela organização, muito diferente das festas passadas. Vendi muito bem os alimentos(lanches) que levei”, elogiou Lucimara.

Outro aspecto cultural do evento festivo em Rosário foi a I Feira de Artesanato da Festa do Catete promovida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico. Dela participaram 10 grupos de artesãos, sendo dois locais e oito de vários municípios de Sergipe. A Cooperativa de Artesãos de Rosário do Catete(Cooarc) foi uma das participantes.

Segundo a diretora municipal do Desenvolvimento Econômico, Ana Cristina Oliveira Sobral Cruz, a iniciativa deu visibilidade aos trabalhos produzidos pelos cooperados da Cooarc e dos artesãos dos outros municípios.

“Eles se sentiram acolhidos aqui em Rosário e pediram para parabenizar a Gestão. Também se sentiram fortalecidos pela reunião de colegas de diversos municípios, possibilitando a troca de experiências. Diante dessa satisfação, o coordenador estadual do grupo de artesãos já nos solicitou formalmente, que o próximo evento deles, em nível de estado, seja aqui, em Rosário”, declarou Cristina.