Pular para o conteúdo Última atualização: 26 janeiro 2020 13:30:54

Cuidando de quem cuida da Gente

25/11/2019 às 15h23

A ação do Novembro Azul desta segunda-feira, 25, foi para cuidar de quem cuida da segurança e do patrimônio dos rosarenses, a família da Guarda Municipal(GM) de Rosário do Catete.

Durante a manhã, a Equipe 2 do Programa de Saúde da Família(PSF), da Unidade Dr José Edmar, no Mutirão, com apoio do Núcleo Ampliado da Saúde da Família(Nasf), realizou testes rápidos para detecção de HIV e Hepatite B e C; e aferição da Glicemia e da Pressão Arterial.

Os guardas municipais assistiram a palestra ‘Cuidado com a Saúde do Homem’, proferida por Patrícia Sheila Soares, tiraram dúvidas sobre mitos e verdades a respeito do câncer de Próstata. Também foi oferecida massagem relaxante com a fisioterapeuta Andrezza Bitencourt. Os demais profissionais do Nasf como fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo foram colocados à disposição dos familiares e integrantes da GM.

A enfermeira da equipe dois do PSF, Aline Almeida informou que após os testes rápidos, os funcionários que apresentaram resultados alterados, já estão com consultas médicas agendadas para uma nova avaliação. “Além dessa ação com a Guarda, nós já realizamos outras com a população masculina da comunidade e na Estre Ambiental”. O subcomandante da Guarda Municipal, José Arlênio Celestino Nascimento, inicialmente, agradeceu a Deus e em seguida a gestão ‘Trazendo o Futuro Pra Perto da Gente’, em se preocupar com a saúde dos agentes de segurança de Rosário do Catete. “Eu só tenho a parabenizar a iniciativa porque todos estão participando e acreditando na iniciativa da administração”. No dia 21, a Equipe 1 do Programa de Saúde da Família(ESF), em parceria com o Nasf, promoveu atividades no Centro de Fisioterapia, sobre o Novembro Azul, com o tema, Não Importa o Tipo de Homem que Você É. Seja do tipo que Cuida da Saúde.