Saúde inicia mais uma turma de Controle ao Tabagismo

25/01/2019 às 22h47

Com o objetivo de reduzir o número de enfermidades e mortes causadas pelo tabagismo, através da prevenção, iniciação, promoção da cessação e proteção ao tabagismo passivo, a Secretaria da Saúde de Rosário do Catete iniciou na manhã de quinta-feira, 24, na Unidade Básica da Saúde UBS José Fernandes de Araújo, a 4ª Turma do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo.

Integram a equipe técnica do Programa a enfermeira Rafaela Nascimento, a assistente social Camila Monteiro da Silva Almeida e a diretora da Vigilância Sanitária de Rosário do Catete, Vyviana Oliveira.

Segundo Camila Monteiro da Silva Almeida, o tratamento é desenvolvido através de quatro sessões grupais, nas quais o paciente recebe diferentes informações que contribuem para a cessação do uso

do cigarro.

“O tratamento continua de dois a três meses com o fumante sendo acompanhado individualmente pela equipe de referência do Programa. O usuário também recebe medicamentos que os auxiliam a deixar de fumar”, explicou a assistente social.

Camila ressalta ainda para os interessados que, o primeiro passo para deixar de fumar é a força de vontade, a partir daí o indivíduo poderá alcançar sucesso no tratamento.

As inscrições para participar do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo podem ser realizadas na unidade básica de saúde próxima a residência dele e a equipe entrará em contato, assim que abrir novas turmas.