Agricultores de Rosário participam de capacitação sobre a DAP

Fonte: Secretaria Municipal De Comunicação Social
24/10/2019 às 16h25

Seguindo o cronograma de implantação do Banco de Alimentos do Rosário de Catete, o primeiro de Sergipe, as secretarias da Assistência e Desenvolvimento Social e a do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, promoveram na manhã, desta quinta-feira, 24, no Centro de Idosos, a capacitação dos agricultores locais sobre a Declaração de Aptidão do Pronaf(DAP) e as linhas de crédito financeiro para eles.

Na abertura do encontro, o prefeito Vino Barreto fez um balanço da visita recente que fez, no início deste mês, ao Banco de Alimentos de Itanhaém, em São Paulo.

“Lá, vi às instalações e o funcionamento do banco, a qualidade das verduras e frutas colhidas e doadas. Também, visitei as plantações, onde constatei a alegria dos agricultores locais, pois sabem que com o banco de alimentos, eles vendem a produção por preço justo e sem atravessador. O banco é de vocês, seja qual for o prefeito”, relatou o prefeito.

O secretário Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Hélio dos Santos, lembrou que, “muitas vezes Rosário perdeu o bonde da história, ou seja, deixou passar oportunidades com as grandes empresas instaladas no município. Esses novos projetos para a agricultura é um passo muito importante para nós. Agora, eles só funcionam com o querer, o empenho de cada agricultor envolvido”.

A representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mara Cely Santos compareceu à reunião para conhecer melhor o projeto do Banco de Alimentos de Rosário do Catete. “Gostei! Sempre fiz as minhas críticas puxando para o lado do trabalhador rural. Então, nós podemos ser parceiros, sindicato e prefeitura, como já somos com a Emdagro. Parabéns prefeito!”.

Engenheiro Agrônomo Francisco de Assis Grossi Araújo, gestor da unidade da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe(Emdagro) em Japaratuba, falou da importância e os requisitos para adquirir a Declaração de Aptidão ao Pronaf(DAP), documento indispensável para que o pequeno produtor rural possa ter acesso às políticas públicas como Pronaf, Programa de Aquisição de Alimentos e a Merenda Escolar, entre outras.

O Banco do Nordeste enviou um representante para apresentar as linhas de crédito aos agricultores familiares de Rosário, principalmente o Agro amigo.

Segundo a coordenadora do Banco de Alimentos de Rosário, Ana Cristina Sobral, outras capacitações preparatórias vão acontecer. A próxima será no dia 7 de novembro, com os técnicos locais, os agricultores e o engenheiro da Emdagro.

Também participaram da atividade a Primeira-dama de Rosário, Dona Nena Barreto, a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Aninha Andrade e os técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.