Agentes de Endemias e de Saúde participam de capacitação sobre Receitas e Práticas Saudáveis

22/07/2019 às 13h11

SOs agentes de Combate as Endemias e os de Saúde da Prefeitura de Rosário do Catete participaram na manhã, desta segunda-feira, 22, no Centro de Idosos, da Capacitação sobre Receitas e Práticas Saudáveis e Dicas para um emagrecimento Saudável. O evento foi uma parceria entre a Secretaria Municipal da Assistência e do Desenvolvimento Social e a Mosaic Fertilizantes por intermédio do Instituto Movere.

A capacitação foi dividida em duas etapas. Pela manhã, os agentes de Endemias e de Saúde receberam orientações sobre alimentação saudável. Utilizar o mínimo de óleo/gorduras nas receitas, evitar temperos prontos industrializados, evitar carnes processadas(embutidos, produtos cárneos) e a inclusão de cereais integrais e sementes nas refeições, foram alguns dos temas apresentados aos profissionais.

De acordo com a presidente do Instituto Movere, Vera Lúcia Perino, a parceria com a Prefeitura de Rosário acontece desde setembro de 2018. Esta é a quinta capacitação que o instituto realiza para os servidores municipais.

“A alimentação saudável é uma forma de saúde preventiva. E como os agentes estão no dia a dia em contato direto com as famílias, o objetivo é que eles sejam multiplicadores das Receitas e Práticas Saudáveis que receberam e retransmitam a fim de melhorar os indicadores de saúde dos usuários e deles também”, explicou Vera Lúcia.

A agente de Combate as Endemias, Sueli Vieira Barbosa aprovou a capacitação, pois “os conhecimentos adquiridos serão aplicados não só no trabalho, como na rotina doméstica como mãe de família”.

Usuários do SUS

À tarde foi à vez das famílias usuárias do SUS assistirem a palestra ‘Dicas para um emagrecimento saudável’. Aos pais, além das informações sobre alimentação saudável, foi distribuída pelo Instituto Movere a cartilha ‘Se meu filho está com sobrepeso, o que posso fazer a respeito?

São mais de 30 páginas com orientações que vão de como saber se a criança está com sobrepeso, a como agir em situações sociais, tipo festas de aniversário, nas quais são servidos alimentos altamente calóricos como bolos, sorvetes, salgadinhos e doces.