Ações do Novembro Azul foram realizadas na Unidade do Tamandaré

20/11/2019 às 18h39

A Secretaria da Saúde de Rosário continua desenvolvendo a programação do Novembro Azul no município. O mês, é dedicado a intensificação das ações de atenção integral à Saúde do Homem.

No Dia Internacional do Homem, 19 de novembro, foi realizada na Unidade Básica de Saúde(UBS) José Fernando Maynard, no Tamandaré, uma manhã com palestras, questionário de avaliação sobre a saúde do homem, alongamentos e lanche preparado pela Equipe de Saúde da Família(ESF) IV. O médico da família, Dr. Abraão, abordou a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata.

Em seguida, a psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família(Nasf), Juliana Oliveira, aplicou o questionário e falou sobre as principais causas de mortalidade masculina, alertando sobre os cuidados e atitudes de vida saudáveis. Posteriormente, o educador físico José Neto, falou sobre a importância do exército físico regular e ensinou aos homens presentes como realizar alongamentos diários.

Ao final, o lanche foi servido e os homens passaram por consultas e exames na UBS. Folders educativos sobre a saúde do homem foram distribuídos e exibido um vídeo.

Em geral, as doenças prevalentes que levam à mortalidade da população masculina são evitáveis por meio da aquisição de hábitos saudáveis ao longo da vida. Os homens, vivem em média sete anos a menos que as mulheres e não procuram com regularidade os serviços de saúde. Por isso, a importância da continuidade das ações do Novembro Azul, alertando sobre o cuidado do homem com a sua saúde.