Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio nas Unidades de Saúde de Rosário

18/09/2019 às 18h42

Na manhã desta quarta-feira, 18, aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Família(UBS) Dr Antônio Fernandes Maynard, no Tamandaré, ação de educação em saúde sobre o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, que teve início no Brasil em 2015.

Em 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS), instituiu o 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A partir daí, várias ações são realizadas neste mês a fim de debater e divulgar o assunto, alertando a população sobre a importância da abordagem do tema.

Na Unidade do Tamandaré, a atividade foi iniciada com a psicóloga Juliana Oliveira explanando sobre o fenômeno do suicídio, e as maneiras de agir e prevenir.

Já a assistente Social, Edileuza Cordeiro abordou alguns sinais de alerta que devem ser observados na pessoa com ideação suicida, entregou folders educativos e divulgou o número do CVV - 188, como um dos meios de pedido de ajuda.

Logo após, os profissionais da Estratégia de Saúde da Família 4, apresentou uma peça teatral, onde os usuários presentes tiveram a oportunidade de identificar situações que levam a pessoa a pensar na morte, mas que com a ajuda necessária consegue dizer sim à vida.

Em Rosário do Catete o Setembro Amarelo está sendo realizada em todas as unidades de saúde. No dia 13, ela aconteceu na UBS Dr. Fernando Maynard, no Galo, e no dia 17 na UBS Dr. Edmar Mesquita, no Povoado Siririzinho.