Programa Nacional de Alimentação Escolar é apresentado a agricultores de Rosário

17/02/2020 às 19h41

Aconteceu nas dependências do Banco de Alimentos Epaminondas Barreto, a primeira reunião com os agricultores familiares para orientação e construção do projeto de venda dos alimentos que vão compor a alimentação escolar do município de Rosário.

O encontro foi de extrema importância, pois além de ter sido mais uma ação concreta da instituição, teve o objetivo de incluir os agricultores locais no Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE), que destina 30 por cento dos recursos para a compra direta da produção deles.

Antes da reunião, foi feita uma visita à Zona Rural para mapear e comprovar as potencialidades dos produtores rurais interessados em participar do programa. “Nossos agricultores estão no caminho extremamente positivo e serão capazes, com certeza, de suprir e contribuir com uma alimentação saudável que a roça traz para os estudantes. Como no dia 3 de março serão entregues as propostas de venda à prefeitura, foi sugerido que seja instituído o Dia da Agricultura Familiar de Rosário do Catete”, declarou à secretária municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maria das Graças Barreto.

A consultora Técnica do Banco de Alimentos de Rosário, Luciana Melo, que acompanha todas as ações, desde a elaboração da lei que criou o banco, devido a experiência vitoriosa e reconhecida nacionalmente em Itanhaém, interior de São Paulo, parabenizou o envolvimento de todos e reconheceu que o processo não é fácil. “São os primeiros passos de extrema importância que o prefeito Vino Barreto, os secretários e os técnicos envolvidos estão dando para desenvolver o potencial agrícola de Rosário, gerando renda, dignidade e qualidade de vida para os agricultores do município. Para um desenvolvimento rural sustentável é preciso visão, muita vontade política e compromisso com os munícipes”, afirmou Luciana Melo.

Também participaram da reunião os assessores técnicos do Banco de Alimentos, a engenheira de Pesca, Helen Tainara e Pablo Rolemberg; e o administrador Regional, Alexsandro Ferreira dos Santos.