I Capacitação de Visitadores do Programa Criança Feliz

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
14/02/2019 às 10h53

Aconteceu nesta terça-feira, 12, na sala dos conselhos da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social, a I Capacitação de Visitadores do Programa Criança Feliz de Rosário do Catete. O evento teve como objetivo habilitar as quatro novas integrantes da equipe para as visitas nas residências.

O Programa Criança Feliz foi lançado pelo Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando a sua família e seu contexto de vida, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. As mulheres grávidas também são assistidas pelo programa.

De acordo com a coordenadora municipal do programa, Ana Isabela, na capacitação, além de serem apresentadas ao Criança Feliz, as novas integrantes conhecem o Manual do Visitador, a abordagem metodológica, como iniciar as visitas domiciliares e outros procedimentos ligados à infância.

“Elas fazem o acompanhamento das famílias com visitas semanais, quinzenais e mensais, dependendo do público: crianças até três anos, inscritas no Bolsa Família e até seis anos contempladas do Benefício de Prestação Continuada(BPC). As gestantes também são visitadas. Quando alguma demanda de vulnerabilidade é detectada, é trazida até o Cras para ser encaminhada até a secretaria que o problema está relacionado para a resolutividade”, descreveu a coordenadora.

Ana Isabela acrescentou ainda que, na pactuação com o Governo Federal, Rosário do Catete por ser de pequeno porte tem um público-alvo de 100 crianças.