Prefeitura e Mosaic inauguram horta na Escola Cônego Serapião em Rosário do Catete

10/12/2019 às 10h25

Foi inaugurada na tarde desta segunda-feira, 9, a Horta Comunitária da Escola Municipal Cônego Serapião, no Bairro Tamandaré, em Rosário do Catete. A ação, é o resultado de uma das várias parcerias desenvolvidas entre a Prefeitura de Rosário do Catete e a Mosaic Fertilizantes, através do Instituto Mosaic.

Do ato, participaram o prefeito Vino Barreto, a Primeira-Dama Dona Nena Barreto, o diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes, Paulo Eduardo Batista, o representante da empresa em Rosário, Afonso Oliveira, além de outros diretores e secretários municipais.

A horta comunitária escolar é parte do Projeto Alimentação da Mosaic Fertilizantes, que começou em 2018, para melhorar a alimentação dos alunos, funcionários, famílias e a comunidade, além de incentivar a educação ambiental. Além do plantio das três hortas em Rosário, o programa realizou atividades pedagógicas, acompanhamento por meio da medição dos principais índices nutricionais dos alunos e a capacitação de aproximadamente 150 profissionais para conscientizar a comunidade escolar a usar as hortas escolares como ferramenta educacional.

A diretora da Escola Cônego Serapião, Ednalda Santos disse que uma horta na escola era um sonho antigo, pois em um primeiro momento plantei legumes. “Inicialmente, agradeço as famílias do Tamandaré, ao prefeito Vino e a Mosaic pela realização desse desejo tão antigo. Essa horta tem contribuído na alimentação saudável dos nossos alunos”.

A secretária da Educação, Edjária Silva Chagas, fez dela os agradecimentos da diretora Ednalda e acrescentou o desejo de ver o projeto das hortas comunitárias nas demais escolas municipais de Rosário.

O diretor de Performance da Mosaic Fertilizantes, Paulo Eduardo Batista iniciou o discurso com um breve histórico da parceria entre a empresa e a prefeitura na área alimentar, e parabenizou o prefeito Vino Barreto pela união da equipe na execução dos projetos.

“Já distribuímos cerca de 2.000 cestas de alimentos aqui no município, o que a gente chama de fase um do programa de alimentação. Essas atividades, nos fazem sentir parte da comunidade, pois a missão da Mosaic é ajudar trazer alimentos para o mundo, e um projeto como esse é conectado com a nossa missão. Também quero parabenizar as mães dos alunos por incentivarem os filhos a estarem nas escolas e desfrutando de uma alimentação saudável”, explanou Paulo.

Durante o pronunciamento, o prefeito Vino Barreto agradeceu o empenho dos funcionários da prefeitura envolvidos no projeto e a Mosaic Fertilizantes pelas parcerias desenvolvidas com o município, principalmente a de implantar o Banco de Alimentos de Rosário do Catete, o primeiro de Sergipe. Ele finalizou com a boa notícia do pagamento do décimo terceiro salário, nesta terça-feira, dia 10, para todos os servidores públicos.