Rosário no Combate a Violência Doméstica Contra a Mulher

07/08/2019 às 12h11

O Núcleo Ampliado à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria da Saúde de Rosário do Catete continua proferindo palestras do Agosto Lilás, dedicado, em todo o Brasil, a Campanha de Combate a Violência Doméstica Contra a Mulher. A ação segue orientação ao Ministério da Saúde, já que neste mês a Lei Maria da Penha completa 13 anos.

O objetivo das palestras é conscientizar as usuárias das Unidades Básicas da Saúde(UBS) a combater a violência doméstica contra a mulher. A primeira abordagem do tema aconteceu na terça-feira, 6, no Povoado Siririzinho. Na UBS do Mutirão, dia 7, na do Galo será dia 13 e na Unidade do Tamandaré, 21.

Segundo a psicóloga do Nasf da Secretaria da Saúde de Rosário do Catete, Juliana Oliveira, a palestra acontece nas salas de espera das unidades enquanto as mulheres aguardam atendimento. “Em nossa fala abordamos assuntos como à luta contra as violências doméstica e familiar; os tipos e os ciclos delas e sinais que possam indicar um relacionamento abusivo e violento. Ainda durante as orientações, também informamos sobre os órgãos de proteção a mulher vítima da violência”.