Educação nutricional estimula alimentação saudável na pré-escola e no ensino infantil

Fonte: Secretaria Municipal de Educação
07/08/2019 às 11h24

Um cardápio elaborado cuidadosamente antes do ano letivo com teste de aceitabilidade ouvindo os alunos e a aprovação do Conselho de Alimentação Escolar(CAE), formado por representantes dos pais, professores e funcionários, são alguns dos critérios utilizados para a elaboração da merenda escolar pela Secretaria da Educação da Prefeitura de Rosário do Catete.

Aos alunos da Pré-Escola e do Infantil são fornecidos o desjejum e o lanche conhecido como “almocinho”, alternando feijão, proteína(peixe e carnes bovina e de frango), salada, frutas ou sucos. Já os do Ensino Fundamental recebem mistura de lanches leves, intercalando com refeições(macarronada, sopa, bolo com suco e biscoito com iogurte). E aos da Educação de Jovens e Adultos(EJA), o jantar.

Além da qualidade, a Coordenadoria da Merenda Escolar desenvolve o trabalho de Educação Nutricional com os alunos da pré-escola e da educação infantil, estimulando-os a consumir produtos saudáveis.

De acordo com a coordenadora, a nutricionista Maria Thaiane da Silva Mendonça a educação alimentar é feita de forma dinâmica e com brincadeiras com as crianças para que não sejam desgastantes para elas.

“A gente tem retorno dos pais que em casa elas já estão comendo frutas e verduras, o que não faziam antes de chegar à escola. Esse resultado é fruto das brincadeiras e dos exemplos de consumo desses produtos pelos professores e pelos colegas deles”, explicou Thaiane.