Saúde de Rosário recebe quase R$ 1 mi em equipamentos novos

04/11/2019 às 09h51

Saúde de Rosário recebe quase R$ 1 mi em equipamentos novos

Em mais uma ação que tem sido referência nesta gestão, de ‘Cuidar das Pessoas’, no mês de setembro, a Prefeitura Municipal de Rosário do Catete investiu quase um milhão de reais em equipamentos para a saúde municipal. Os aparelhos, adquiridos com emenda da senadora Maria do Carmo Alves, são todos de excelente qualidade.

Além de mesas, macas, poltronas, ar condicionados, cadeiras, armários, geladeiras, cadeiras de rodas, destaca-se a aquisição de alguns equipamentos importados que agilizam o resultado de exames no município, a exemplo de três microscópios laboratoriais de última geração, que proporcionarão análises mais eficazes.

Destaque também para um analisador automático para a hematologia, que faz a leitura completa de leucócitos, eritrócitos e hemoglobina, com isso detectando com maior precisão possíveis doenças.

Para o coordenador do Almoxarifado e Patrimônio da Secretaria da Saúde de Rosário, Christian Augusto, alguns equipamentos recebidos pela prefeitura são iguais aos utilizados nos principais hospitais de Sergipe.

“Esse investimento, eu considero um grande salto para a saúde, pois são equipamentos caros, de ponta e de marcas mundialmente conhecidas. Isso coloca Rosário à frente de outros municípios nesse quesito”.

O setor de Cardiologia será equipado com cardioversor, eletrocardiógrafo computadorizado, monitores multiparâmetros e eletrocardiograma (ECG).

O Centro de Fisioterapia já recebeu os novos equipamentos para um trabalho mais eficaz junto aos pacientes, tais como, ultrassons com tela LCD, tens estimulador transcutâneo, andadores articulados, erector plataforma grande, exercitador de mãos e pés, e cadeiras de rodas adulta e infantil.

UPA tem resolutividade superior a 97 por cento

A Secretaria Municipal da Saúde(SMS) de Rosário do Catete divulgou o balanço dos atendimentos realizados no mês de agosto na Unidade de Pronto Atendimento(UPA) do município. Foram 1.661, sendo 1.280 procedimentos clínicos e 381 com observação médica de até oito horas. Desse total, só 36 foram transferidos para outros hospitais, uma resolutividade superior a 97 por cento. Um óbito foi registrado.

Exames com diagnóstico em laboratório clínico foram 3.810, eletrocardiograma cinco, e glicemia capilar 79, num total de 3.894. Curativos com ou sem debridamento 20, excisão ou sutura simples de pequenas lesões foram oito. A soma total dos diversos procedimentos entre o Pronto Atendimento e o laboratório é de 8.081.