Educar para o futuro: Desenvolvendo competências para o século XXI

04/02/2020 às 21h51

Foi iniciada na manhã desta terça-feira, 4, no auditório da Câmara de Vereadores, a Jornada Pedagógica 2020, da Secretaria da Educação da Prefeitura de Rosário do Catete. O evento educacional será concluído com uma Busca Ativa por alunos nas comunidades, na quinta, dia 6 e na sexta-feira, 7.

O tema ‘Educar para o futuro: desenvolvendo competências para o século XXI’, tem os objetivos de promover reflexões, mostrar a importância do autoconhecimento para o alcance de metas, a prática pedagógica que permite ao adolescente tornar-se autônomo, solidário e comprometido consigo mesmo e com os outros, além de discutir e fomentar espaços para a prática do protagonismo e empreendedorismo.

Na solenidade de abertura, o prefeito Vino Barreto deu boa vindas aos participantes, parabenizou aos organizadores da jornada pedagógica, justificou as mudanças em algumas secretarias, lembrando o saudoso governador Marcelo Déda que dizia, “não tem secretaria boa que não possa ser melhorada”.

Vino Barreto também lembrou rapidamente a valorização que tem dado a Educação dos rosarenses, principalmente aos professores que, pelo quarto ano seguido recebem o reajuste do Piso Nacional do Magistério.

O secretário municipal da Educação, Marcos Gomes, em público, agradeceu ao prefeito Vino Barreto e a Primeira-Dama, Dona Nena Barreto, pelo convite para assumir a pasta, manifestou a alegria de voltar a trabalhar com pessoas que conviveu profissionalmente no passado e anunciou ações que estão e serão implantadas na Secretaria da Educação de Rosário.

“Informo que já estamos com algumas ações implementadas como o Sistema de Gestão da Educação Municipal(Sigem) que vai nos ajudar a trabalhar com os dados das nossas escolas. Em breve a Energisa vai aumentar a carga da energia elétrica da região para suportar o funcionamento dos aparelhos de ar condicionados da Escola José Sotero. Também vamos realizar reparos nas instalações das escolas”, pontuou o secretário Marcos.

A primeira atividade da jornada pedagógica foi com a diretora de Educação de Aracaju, a professora Gilvânia Guimarães. Ao abordar ‘O papel do professor no desenvolvimento das competências para o século XXI’, a palestrante procurou despertar em cada educador, o papel dele no aprendizado do aluno, direito constitucional da criança.

Gilvânia Guimarães também chamou a atenção para as competências do professor no século XXI diante das ferramentas tecnológicas e da cultura digital.

Antes da palestra, o Grupo Afro Negros do Ilê Axé de São Cristóvão, comandado pelo Mestre La Conga, fez uma apresentação que envolveu os participantes da jornada pedagógica.