84

Prefeitura Municipal de Rosário do Catete

Pular para o conteúdo

Educar para o futuro: Desenvolvendo competências para o século XXI

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social
04/02/2020 às 21h51

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Foi iniciada na manhã desta terça-feira, 4, no auditório da Câmara de Vereadores, a Jornada Pedagógica 2020, da Secretaria da Educação da Prefeitura de Rosário do Catete. O evento educacional será concluído com uma Busca Ativa por alunos nas comunidades, na quinta, dia 6 e na sexta-feira, 7.

O tema ‘Educar para o futuro: desenvolvendo competências para o século XXI’, tem os objetivos de promover reflexões, mostrar a importância do autoconhecimento para o alcance de metas, a prática pedagógica que permite ao adolescente tornar-se autônomo, solidário e comprometido consigo mesmo e com os outros, além de discutir e fomentar espaços para a prática do protagonismo e empreendedorismo.

Na solenidade de abertura, o prefeito Vino Barreto deu boa vindas aos participantes, parabenizou aos organizadores da jornada pedagógica, justificou as mudanças em algumas secretarias, lembrando o saudoso governador Marcelo Déda que dizia, “não tem secretaria boa que não possa ser melhorada”.

Vino Barreto também lembrou rapidamente a valorização que tem dado a Educação dos rosarenses, principalmente aos professores que, pelo quarto ano seguido recebem o reajuste do Piso Nacional do Magistério.

O secretário municipal da Educação, Marcos Gomes, em público, agradeceu ao prefeito Vino Barreto e a Primeira-Dama, Dona Nena Barreto, pelo convite para assumir a pasta, manifestou a alegria de voltar a trabalhar com pessoas que conviveu profissionalmente no passado e anunciou ações que estão e serão implantadas na Secretaria da Educação de Rosário.

“Informo que já estamos com algumas ações implementadas como o Sistema de Gestão da Educação Municipal(Sigem) que vai nos ajudar a trabalhar com os dados das nossas escolas. Em breve a Energisa vai aumentar a carga da energia elétrica da região para suportar o funcionamento dos aparelhos de ar condicionados da Escola José Sotero. Também vamos realizar reparos nas instalações das escolas”, pontuou o secretário Marcos.

A primeira atividade da jornada pedagógica foi com a diretora de Educação de Aracaju, a professora Gilvânia Guimarães. Ao abordar ‘O papel do professor no desenvolvimento das competências para o século XXI’, a palestrante procurou despertar em cada educador, o papel dele no aprendizado do aluno, direito constitucional da criança.

Gilvânia Guimarães também chamou a atenção para as competências do professor no século XXI diante das ferramentas tecnológicas e da cultura digital.

Antes da palestra, o Grupo Afro Negros do Ilê Axé de São Cristóvão, comandado pelo Mestre La Conga, fez uma apresentação que envolveu os participantes da jornada pedagógica.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação