X Conferência da Assistência Social de Rosário do Catete

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
03/09/2019 às 11h49

A apresentação do Batalhão de Idosos São José abriu a X Conferência Municipal da Assistência Social, na manhã desta sexta-feira, 30, no Centro de Idosos de Rosário do Catete. O tema deste ano é ‘Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social’.

A conferência foi convocada e realizada pelo Conselho Municipal da Assistência Social(Cmas), com o apoio da Prefeitura de Rosário do Catete por intermédio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social(Semades).

Na solenidade de abertura o prefeito Vino Barreto agradeceu a presença e conclamou para que todos participem das discussões para o engrandecimento das políticas públicas sociais desenvolvidas pela atual administração de Rosário.

O presidente do Conselho Municipal da Assistência da Social, Sérgio Brandão disse que, “embora o Conselho seja autônomo em suas ações, agradeço a administração municipal pelo apoio para o acontecimento deste evento. Também ressalto a importância de vocês nos grupos nos três eixos temáticos da Conferência”.

O vereador Clóvis da Saúde, ao representar a Câmara de Vereadores, destacou a harmonia que a gestão mantém com os demais poderes do município.

A secretária da Assistência e do Desenvolvimento Social, Aninha Andrade enalteceu o apoio do prefeito Vino e da Primeira-dama, Dona Graça Barreto e disse aos usuários que “este é o momento de dialogar, sugerir e buscar direcionamento para as ações municipais da assistência social”.

A representante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) e integrante do Batalhão de Idosos São José, Maria Rocha fez questão de anunciar para todos que, “aos 64 anos, minha vida mudou depois que comecei a participar, interagir nos programas da Assistência Social de Rosário”.

A conferência magna foi proferida pela diretora de Assistência e Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Trabalho(Seit), Inácia Batista de Brito. Ela discorreu sobre o tema da conferência: ‘Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social’.

Na sequencia, foram formados os grupos de trabalho com os três eixos: 1º - A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado. 2º - Política Pública tem que ter financiamento público. 3º - A participação Popular garante a Democracia e o Controle da Sociedade.