Ação da Prefeitura de Rosário multiplica a solidariedade e a geração de renda no comércio local

03/05/2020 às 12h25

A Prefeitura de Rosário do Catete, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e em parceria com o Instituto Mosaic, finalizou na manhã de hoje, 2, a primeira parte da montagem e entrega das cestas de alimentos, com produtos comprados no comércio local e da agricultura familiar do município.

Cada cesta possui arroz, feijão, óleo de soja, açúcar, sardinha em óleo, macarrão, farinha de milho, polpa de tomate e sal refinado, fornecidos pelos comerciantes da cidade. E, também, macaxeira, banana, couve, milho, goiaba, quiabo, batata doce, coentro, inhame, mamão, limão e cebolinha, fornecidos pelos agricultores locais.

Só hoje, foram 400 unidades doadas, isso quer dizer 3.770 kg de produtos agrícolas e aproximadamente 12 mil reais de lucro direto para os agricultores.

Na oportunidade, o Banco de Alimentos, equipamento da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, idealizado pela Primeira-Dama, Graça Barreto (ou Dona Nena, como é conhecida), foi de fundamental importância, pois foram esses agricultores os protagonistas de toda a ação, inédita no município.

Para a primeira-dama e secretária da SEMDECT, estabelecer o relacionamento entre as outras secretarias municipais, os donos de mercados e mercearias da cidade, empresa Mosaic Fertilizantes, agricultores do Banco de Alimentos e ONG’s foi de fundamental importância.

“Esse é um momento ímpar na cidade. É uma realização muito grande e podemos nos orgulhar disso. É possível sim, fazer uma gestão criativa e melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, acrescentou.

O trabalho, que começou dias antes, passou por diversas fases, como: levantamento dos produtos disponíveis para aquisição da agricultura familiar local e entornos; sistematização dos produtos com formação de preço, articulação de local para manejo, sanidade e confecção das cestas para doação, articulação intersetorial para disponibilidade de pessoas para equipe de trabalho, logística de transporte campo/cidade, aquisição de materiais e EPI’s, orientaçao aos agricultores sobre a emissão de nota fiscal, direcionamento dos agricultores menores para emissão de única nota; formação de cestas por produto, como tipo e quantidade por unidade de doação, guia de manejo, sanitização e acondicionamento, logística de recepção e atuação da equipe; e por fim, a distribuição das cestas.

Além da equipe de colaboradores que trabalhou para operacionalizar a ação, participaram também o prefeito Vino Barreto e a representante da empresa Mosaic, Thais Gonzalez.