Conscientização da Doença de Alzheimer

01/10/2019 às 11h06

Setembro também é Violeta! O mês também é de conscientização sobre a Doença de Alzheimer (DA), a forma mais prevalente de demência, sendo o dia 21 escolhido para lembrar e reforçar a prevenção e a importância do cuidado.

Embora não tenha cura, ela pode e deve ser tratada. Um diagnóstico feito no início só traz benefícios, o que pode retardar a progressão da doença. Tratamento e suporte estão disponíveis. Estudos evidenciam que adotar um estilo de vida saudável leva à redução de risco para desenvolver a DA.

Neste sentido, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família(Nasf) da Secretaria Municipal da Saúde(SMS), promoveu, nessa segunda-feira, 30 de setembro, com os idosos do Povoado Siririzinho, assistidos pelo Serviço Comunitário de Fortalecimentos de Vínculos(SCFV), uma roda de conversa sobre a Doença de Alzheimer, a importância do diagnóstico precoce e cuidados, destacando a importância da prevenção.

Ao final, a coordenadora do Nasf, a psicóloga Aurélia Barreto, fez subgrupos com eles para exercitar a mente através de jogos cognitivos. Foram utilizados folders educativos da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer), dominó, jogo de cartas Uno, caça palavras, quebra cabeça e torre de Hanoi. Estes dois últimos foram confeccionados pela equipe do Nasf.

Os idosos ainda puderam aproveitar o momento e fazer exercícios físicos com o professor Neto.