Hospital de Rosário tem rodo esterilizador por radiação Ultravioleta

01/07/2020 às 17h00

Já está sendo utilizado no Hospital de Rosário do Catete, o moderno Rodo UV-C, que faz a esterilização por radiação UV tipo C. Na base do equipamento, conhecido como rodo germicida, tem uma lâmpada que elimina diversos tipos de germes, protozoários, bactérias e principalmente o vírus do Coronavírus.

Segundo o professor de Física e autor do projeto do Instituto Federal de Sergipe(IFS)-Campus Aracaju, Adeilson Pessoa de Melo, já há estudos que atestam a eficiência dessa radiação para descontaminar ambientes com segurança, desde que atenda a algumas especificidades.

De acordo com a diretora do Hospital de Rosário, Jessica Correia Andrade, o Rodo UV-C é utilizado diariamente pela equipe de higienização da unidade. “O equipamento possui uma lâmpada de radiação ultravioleta que, segundo estudos, tem o objetivo de realizar a desinfecção dos pisos contra o novo Coronavírus”.

O Rodo UV-C foi desenvolvido para desinfectar pisos, porém mantendo a higiene, à distância e o tempo de exposição indicados, pode ser usado na desinfecção de máscaras, aventais, paredes e outras superfícies.